sábado, 19 de setembro de 2015

Depressivo ? Coma certo !

Nós já sabemos que o exercício ajuda a melhorar o humor, mesmo tão pouco quanto 10 minutos de caminhada por dia. Agora, temos indicação de que a nutrição desempenha um papel importante na depressão também. Acabei de ler uma pesquisa muito interessante.

Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a afastar a depressão. Na pesquisa, aqueles que comeram alimentos "limpos" (frutas, legumes, nozes, alimentos não industrializados) tinham menos probabilidade de ficarem deprimidos do que aqueles que comiam dietas alimentares tradicionais.

Pesquisas sempre apresentam mais perguntas do que respostas, no entanto. Meu primeiro pensamento sobre esta pesquisa foi que, sim, as pessoas que estão focadas em sua saúde estão se exercitando também, tentando ser mais magro, mais forte, e, então, menos propensos a ficarem deprimidos. Meu palpite é que "o pacote inteiro" e não a dieta sozinha pode ajudar. Acho que a investigação pode apenas ter "descoberto" duas coisas:

  • Que as pessoas que se exercitam e têm uma boa alimentação são mais fortes, saudáveis e são menos deprimidas do que as com excesso de peso e fora de forma.
  • Que as pessoas que estão deprimidas são menos propensas a comer bem e a fazer exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário