segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

D3: Hormônio ou vitamina?


Escrito por: Brau Zdior
 
Infelizmente, no mundo contemporâneo, estamos vivendo uma epidemia de uma série de problemas que afetam diretamente nossa saúde. E uma delas é a ausência de vitamina D.

Primeiro, você precisa saber que existem vitamina D2 e D3. E, especificamente, você necessita da vitamina D3 e na verdade chamar D3 de vitamina é um erro e mais a frente vou explicar sobre isso, mas vou utilizar a expressão “vitamina” para melhor entendimento. 


Na maior parte dos alimentos vegetais encontramos a vitamina D2, a vitamina D3 encontramos nos alimentos, como: Salmão, Queijo, Ovos e etc. Porém, somente através de alimentos, você raramente vai atingir a quantidade necessária de vitamina D3, para ser mais exato, você vai atingir na faixa de 10% da sua necessidade diária. 

Existem duas formas de você adquirir a vitamina D3, uma delas é a forma mais natural, através da exposição solar, porém tem um erro que muitos comentem, você não pode utilizar protetor solar durante esse tempo em que vai se expor ao sol e também existe um horário especifico para que esta exposição ocorra (uma base é entre 11:00 e 13:00), o tempo será de acordo com seu tipo de pele, mas na média em geral, uma base seria de 15 a 20min. O problema de você adquirir a vitamina D3 através da exposição solar, é que quando você pega sol a vitamina D3 fica na superfície da pele, penetra e é absorvida, no entanto, leva um certo tempo para que esse processo ocorra, segundo algumas especulações esse tempo pode chegar em até 48h. Ou seja, leva até 2 dias para a maior parte da vitamina D disponibilizada pela ação do sol ser absorvida e o maior problema nisso tudo é que se você tomar banho com sabonete (sabão) após a exposição solar, você estará eliminando a vitamina D e consequentemente os benefícios da mesma. 

A outra forma de adquirir a vitamina D3 é suplementando, é importante ingerir a suplementação junto com alguma fonte de lipídeos (gordura), pois a mesma é lipossolúvel. E aqui vou explicar por que a vitamina D3 deveria ser chamada de hormônio. Quando você ingere a vitamina D3 sublingual, podemos dizer que ela e um pré hormônio em seguida ela passa pelo fígado e vira 25(OH)D depois passa pelos rins e finalmente vira 1,25(OH)2D3 e está pronta para ser utilizada. E 1,25(OH)2D3 é um hormônio. A dosagem de D3 para quem não se expõe ao sol é na média de 8.000UI a 10.000UI diários. O excesso de vitamina D3 também pode ser prejudicial, tudo em excesso faz mal. Com essa dosagem você não terá riscos de intoxicação e outra, essa informação de intoxicação com vitamina D3 é um tanto precipitada, não vou entrar em detalhes, mas vou deixar um exemplo, foi feito um estudo durante 1 ano com pessoas utilizando 30.000UI de vitamina D3 e não houve intoxicação de nenhum individuo durante esse tempo.


Benefícios da vitamina D


  • Previne várias doenças cardiovasculares.
  • Previne alguns tipos de câncer.
  • Influência indireta na liberação de testosterona.
  • Influência no sistema imunológico. 


E outros inúmeros benefícios. Vou explicar sobre UM desses inúmeros e a importância dele.


Através da vitamina D, o organismo é capaz de sintetizar uma proteína chamada fator inibidor de renina, essa proteína é indispensável para manutenção da pressão nas artérias, ou seja, existem inúmeros pessoas com problemas de P.A sistêmica que estão recorrendo a medicamentos, sendo que a vitamina D podia atenuar e/ou eliminar esse problema.

Outro exemplo, e este tem até um vídeo na INTERNET sobre o tratamento de esclerose múltipla através da vitamina D, sendo que não haverá efeitos colaterais e um custo relativamente muito mais barato se comparado com medicamentos. 

E porque isso não é mostrado na mídia? Se você for esperto já entendeu, mais vou explicar bem rápido e simples, medicamentos para algumas doenças são extremamente caros. Não preciso mais falar nada. 

As fontes que tirei embasamento, foram muitas, médicos (Joseph Mercola, Cicero Galli, Ítalo Rachid e outros) alguns artigos e reportagens (sem censura).

Os problemas de saúde que vivemos cotidianamente 90% podiam ser PREVENIDOS, porém a população espera ficar doente para se preocupar com a saúde e recorrer ao médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário