quarta-feira, 19 de março de 2014

DIA DO LIXO : MAIS UMA POLÊMICA



“Existem vários tópicos sobre o dia do lixo. Alguns defenderam, outros abominaram, alguns não sabiam do que se tratava e houve aqueles que ficaram observando, de longe, sem opinar mas torcendo pra que a discussão acabasse em pizza. E se acabasse em pizza seria ótimo !!! Típico dia do lixo !!! Mas o que realmente o dia do lixo pode fazer por você ?
(...)
Felizmente, existe uma artifício para burlar a tendência do nosso organismo para se acostumar mesmo a uma dieta rígida : o famoso dia do lixo.
E o que seria o dia do lixo ? Significa tirar um dia para comermos tudo aquilo que temos vontade e esquecer um pouco a dieta, saboreando pratos que não incluímos em nossa alimentação diária. Nesse dia, temos o prazer de comer o que bem entendemos, vale tudo aqui, desde bolo de fubá com chocolate a sorvete de pistache. 
(...)
Mas porque devemos tirar um dia da semana pra comer o que bem quisermos ? Pra tapear o organismo, ingerindo calorias a mais (esse truque se torna ainda mais eficiente se estivermos fazendo uma dieta pra definição), pois as calorias a mais, irão acelerar o metabolismo. Com o metabolismo acelerado, no dia seguinte ao dia do lixo, nosso organismo irá consumir/ utilizar mais calorias com uma oferta de nutrientes menor. 
(...)
- Betão, posso fazer, então, o dia do lixo todo dia ?
- Claro que não, animal, todo dia, não, pô !!!”

Do artigo : Dia do lixo, sim ou não? (fonte :Blog do Betão)

Estava eu lendo meu artigo sobre o dia do dia, quando me deparei com essas últimas frases, onde um aluno fictício me questiona sobre fazer o dia do lixo todos os dias. Na época, me pareceu politicamente correto estampar um “NÃO” como resposta, afinal, o blog é lido por pessoas que gostam de treinar, fazer dieta  etc.

No entanto, uma análise mais criteriosa e tomando algumas informações de macro e micro, me levaram a obter outra resposta, diferente daquela que eu dei em 2011, quando publiquei o artigo no blog.

Quando queremos expor alguma ideia de medida, exposição de fatos, etc podemos dar menos ou mais ênfase, utilizando-se do conceito de macros e micros, para racionalizar tamanhos, por exemplo.

Uma visão macro, significa que você está olhando o objeto como um todo, uma visão geral, “por cima”. Diferentemente do micro, que é o vislumbre de um objeto nos seus pormenores e detalhes (uma visão mais concisa).
Diante disso, construí uma visão macro e uma visão micro do dia do lixo. Vocês entenderão onde quero chegar com a tabela abaixo.



Se os adeptos do dia do lixo concordam em fazer um dia na semana (visão macro) deveriam concordar em fazer uma refeição “lixo” por dia (micro)? 
Os benefícios seriam os mesmos dos citados no início do texto?

Seria uma loucura sem fundamento realizar uma refeição do lixo por dia?

Então a visão macro e micro não funciona na musculação/dieta?

Betão endoidou ?

Polêmico ? Insensato ? Eficiente ?

Quem arrisca ???

Stay strong !
Betão

2 comentários:

  1. Ótimo Betão, olhando a figura fica muito claro como deve ser feito "o dia do lixo". Esse termo causa muita polemica com os menos experientes, pois os mesmos pensam q podem comer de tudo o dia todo, mas na verdade seria somente na ultima refeição do dia, tornando possível a queima de gordura durante todo o dia. Então, vendo dessa forma, seria correto também chamar de "refeição lixo", evitando dessa forma erros de interpretações.

    ResponderExcluir
  2. Creio q sempre mantendo o numero de calorias por objetivo fazer uma refeiçao lixo todo dia n afetaria .. talvez ate melhorasse pois vc ficaria com bom humor

    ResponderExcluir