segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TEN MINUTES OF INTENSE TRAINING

Ultimamente, muito tem-se falado, por causa de nossa vida frenética, que não temos tempo de treinar de forma efetiva e blá, blá, blá ..

Baseando-se nisso, criaram-se muitos tipos de treinos, como o treino científico de 7 minutos, Street workout, circuitos curtos, treinos sentados, em pé, dormindo, aparelhos que fazem o exercício por você e etc .. Alguns efetivos, outros nem tanto e, a maioria, falácia desmedida pra gordinhos sedentários que preferem se enganar.

Todavia, essa falta de tempo é algo que nós, treinadores, temos que encarar de frente. Não podemos, simplesmente, virar as costas pro problema e dizer "Se não tem tempo, não treine". Essa falta de tempo pode ser tão relativa quanto deve ser. O que é falta de tempo pra você ? Trinta minutos na academia é "falta de tempo" pra quem treinava 1 hora e meia. Mas 20 minutos pode ser o suficiente pra quem não tinha nada.

Pensando nisso, vamos desenvolver alguns conceitos que servirão pra você treinar, diariamente, por 10 minutos, de forma intensa e eficiente.

"Dez minutos, Betão ????? Você só pode estar louco"

Pois é ... quanto tempo você acha que se exercita diariamente ?

"Eu ??? Pelo menos 1 hora, todos os dias"

Eu não perguntei quanto tempo você fica na academia ...mas quanto tempo, efetivamente, está se exercitando.

Por exemplo, se você tem em mente fazer 4 séries de 10 repetições no supino reto ... Há uma grande diferença entre quanto tempo você está realizando as repetições e quanto tempo demora pra trocar de exercício.

"Pow, Betão ... num tendi"

Veja bem. Vamos estipular, por praticidade, que você demora 1 segundo pra realizar cada repetição. Então pra realizar 10 repetições, demorará 10 segundos. Quatro séries e então podemos concluir que você gasta, na verdade, 40 segundos pra realizar todos os movimentos estipulados previamente. 

"Mas, então, porque eu demoro tanto pra fazer o supino reto, Betão ????"

Por causa do tempo de descanso ... se você descansar 1 minuto entre as séries, quer dizer que irá ficar 4 minutos descansando entre as 4 séries propostas e o próximo exercício. Pra ilustrar :

Supino reto -  4x10
10 repetições
1 minuto descanso
10 repetições
1 minuto descanso
10 repetições
1 minuto descanso
10 repetições
1 minuto descanso pro próximo exercício

Agora, veja bem, não estou dizendo que está errado, que é contra-produtivo descansar, etc, etc ... Estou apenas afirmando que você descansa mais do que treina e que, possivelmente, há pessoas que, por diversos motivos, não tem essa "benção" em suas vidas.

Para essas pessoas, apresento o  TEN MINUTES OF INTENSE TRAINING.

O treino consiste em treinar por dez minutos, através de um circuito, apenas um músculo por dia.

Vamos exemplificar o treino, para podermos visualizá-lo de maneira mais efetiva.

Treino de peito
10 repetições supino reto barra (10 segundos)
15 segundos descanso + deslocamento (troca de exercício)
10 repetições supino inclinado barra (10 segundos)
15 segundos descanso + deslocamento (troca de exercício)
10 repetições crucifixo inclinado (10 segundos)
15 segundos descanso + deslocamento (troca de exercício)
10 repetições cross over (10 segundos)
15 segundos descanso + deslocamento (troca de exercício)

Até aqui, repare, gastamos cerca de 100 segundos de treinamento total (execução de movimentos + descanso + deslocamento)

Repete-se, então, essa rotina por mais 5 vezes, totalizando 6 rotinas de 100 segundos, ou seja, 600 segundos ... mais conhecido por 10 minutos.

Esse tipo de treino é sugerido pras pessoas que não possuem tempo para treinar (relativo) e possuem apenas 10 minutos diários. 

Não será dessa vez que a desculpa da falta de tempo irá te impedir de algo. Arrume outra desculpa ou assuma sua falta de determinação.

Abraço

Betão 

 

4 comentários:

  1. Treinos insanos do Betão estão de volta.

    Aproveitem!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual será a desculpa dos fofinhos agora?
    Muito boa essa rotina vou passar pra um amigo meu fofinho.

    ResponderExcluir
  3. CARA SEI Q VAI SER DIFICIL RESPONDER A MINHA PERGUNTA PQ DEVE TER MUITA GENTE QUE TE MANDA MENSAGEM.
    BOM AINDA SOU FRANGO, COMECEI NA ACADEMIA ANO PASSADO, TINHA 26 DE BRAÇO, E FUI PRA 30, NO COMEÇO É AKELA MARAVILHA VC CRESCE DE UMA FORMA RAPIDA, PORÉM NO QUINTO MES EM DIANTE TUDO FICA MUITO LENTO. POR ISSO EU QUERIA TE PERGUNTAR O QUE VC ME INDICA PRA TOMAR ( LEMBRANDO QUE NÃO QUERO ME ENVOLVER COM ISSO NEM ME VICIAR, PORTANTO SÓ QUERO TOMAR UMAS DUAS DOSES E SÓ )
    QUAL VC CONSIDERA O MENOS PERIGOSO, DEPOSTERON, DECA OU DURATESTON ? OUVI FALAR Q O DURA É MAIS CONFIAVEL MAS NAO TENHO CERTEZA, SÓ QUERO TOMAR UMAS DUAS DOSES E NADA MAIS SÓ PRA TER UM PEQUENO EFEITO, PEQUENO MESMO POIS MINHA AMBIÇÃO NÃO ÉMUITO GRANDE, TAMBÉM NAO QUERO TOMAR MAIS DE UMA DROGA, NÃO QUERO MISTURAR, POIS ENTÃO O QUE VC PODE ME ACONSELHAR ?

    ResponderExcluir
  4. Betão meu amigo, boa tarde, o que houve com o seu face?

    ResponderExcluir