sábado, 25 de junho de 2011

Abdominais em 24 horas

De médico e louco todo mundo tem um pouco! Quem nunca ouviu essa expressão? Saibam que ela surgiu a partir da história do Doutor Jekyll e Mr. Hyde. Mas que diabos é isso ?



Baseado no livro homônimo de 1886 do escocês Robert Louis Stevenson, existe um filme que conta a história de Dr. Jekyll, que após receber a visita de seu amigo George Carew, resolve experimentar o lado mais gostoso da vida já que vivia entocado em seu laboratório. Os dois saem e o doutor fica fascinado ao ver a dançarina Gina e cria uma obsessão por separar o lado racional e o lado lascivo do ser humano. Cria então uma fórmula que o permite alternar entre estas personalidades e dá o nome de Hyde ao seu outro lado. Mas aos poucos Mr. Hyde começa a dominar o Dr. Jekyll…

A obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, divididas no sentido que dentro da mesma pessoa existe tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra.
E o que o título do artigo tem a ver com essa história ? Bom, o Doutor Jekyll se transformava rapidamente no Mr. Hyde e é essa idéia de transformação rápida e radical que iremos levar em frente.

Há alguns dias atrás, machuquei a lombar fazendo agachamento terra. Como sou iniciante na prática de puxar um ferro (só uns 17 anos treinando), acabei fazendo uma burrada no meio do movimento : percebendo que o strap estava meio “solto” fui querer arrumá-lo na fase excêntrica do exercício. O resultado foi uma lesão na lombar que me deixou de cama o final de semana. Pensei em duas coisas : a primeira, foi fazer uma suspensão na dieta do guerreiro. Já que não iria treinar, ia aproveitar pra fazer um offzinho e tentar não perder peso nesses dias de molho. A segunda, foi começar a fazer mais abdominais, pois, com certeza, essa região também estava fragilizada (claro, iria fazer somente depois de “curado”). Quatro dias sem fazer a dieta e abusando um pouco de “porcarias” e o abdômen deu uma dilatada. No treino de peito, ao colocar o cinto, percebi que não mais conseguia colocar a fivela no quarto furo e isso me deixou meio frustrado. Poxa, tanto sacrifício pra deixar a cintura mais fina e ganhei alguns centímetros em poucos dias de fartura. De volta á dieta, e desesperado, resolvi tomar uma medida drástica. Se seria efetiva ou não, eu ainda não sabia. 

Dez horas da noite, fechei a academia, fiz minha última refeição do dia e fiquei pensando ... “Como vou perder esses centímetros rápidos dando uma aparência densa aos abdominais ?” A dieta, por si só, dará conta do recado mas vai demorar alguns dias pra voltar a ser o que era antes. Pensativo, iria fazer abdominais. 



“Mas, Betão, exercícios abdominais não definem a barriga, não fazem com que você perca medidas, você está mentindo”. Calma, pimpolho, calma. Iria aliar os exercícios ao jejum da dieta pra ver o que aconteceria. Eu também não tinha idéia do resultado, tinha apenas uma vontade enorme de testar o método.

Então, esses foram os exercícios escolhidos :
Treino 01 : abdominal peso atrás da cabeça (anilha de 20kg)
Treino 02 : abdominal nas paralelas (elevação de pernas) c/ tornozeleira
Treino 03 : oblíquo na polia alta (cross over) – 40kg

Três exercícios distintos, com o intuito de exercitar todas as porções do abdômen. Sugiro que você faça 10 séries de 20 repetições de cada um deles, a cada 1 hora. Sim ! Isso mesmo que você leu. O método pode ser feito em casa, adaptando-se os exercícios ao que você tem em mãos. Dificilmente você passará o dia todo na academia, a menos que seja proprietário de uma ou um cara que não faz nada da vida. O dia todo ??? Isso mesmo, querido pimpolho ! Não entendeu ainda o que se passa ?

O treino acima fica, então, dividido da seguinte forma :
6:00h : Treino 01
7:00h : Treino 02
8:00h : Treino 03
9:00h : Treino 01
10:00h : Treino 02
11:00h : Treino 03
12:00h : Treino 01
13:00h : Treino 02
14:00h : Treino 03
15:00h : Treino 01
16:00h : Treino 02
17:00h : Treino 03

Como me alimento depois das 18:00h, parei com os abdominais as 17:00h. Olha, vou falar uma coisa pra você, amigo leitor, o negócio funciona mesmo. O tônus muda totalmente, aparência de músculo trabalhado, rigidez ... é só um pedacinho das sensações que você terá depois de utilizar o método. Claro que você poderá sentir algumas câimbras, mas nada impossível de suportar. No final, o esforço vale a pena.

Se você mostrar isso para algum professor de academia, dificilmente ele concordará com você. Não se estresse, nem discuta. Como já foi falado inúmeras vezes, não estou aqui pra discutir de forma passional uma determinada linha de pensamento. Deixe o professor picaret.... ops ! digo, desavisado e continue seu treino normalmente. Você vai ouvir que o músculo abdominal se recupera em 12 horas, em 24 horas, em 48 horas ... que não se pode treinar abdominais todos os dias ... que pode ... que deve ... que não deve ... que exercícios abdominais não servem pra nada .. que serve, sim ... enfim ... sempre vai existir alguém que se acha dono da verdade, sem ao menos, na vida, ter feito uma série de abdominais decente. Mais uma vez : ignore. Teste, tente, arrisque-se !

Você só conseguirá chegar a um patamar diferenciado se fizer algo diferente, não tem outra saída. Tente fazer isso em um domingão, em casa. Passe um dia agradável fazendo abdominais, nada de almoço na sogra, zoológico ou rodízio de pizza. Se você quiser fazer o teste em jejum, melhor ainda ! Compre vitamina C em cápsulas de 500g e tome a cada 2-3 horas. Bastante água, chá verde, café com pó-de-guaraná ... tudo isso é válido nesse dia. Olhe-se no espelho ao acordar, antes de se exercitar, levante sua camisetinha e veja a imagem de seu abdômen. No final do dia, ás 17:00h, olhe de novo ... você não vai acreditar !!! Vai querer um pôster do Tio Betão na parede. Serei o seu herói por um dia, você vai querer me adicionar no Orkut, vai querer meu MSN, meu telefone ... 

Bom, brincadeiras à parte, é algo que funcionou pra mim e pra diversos alunos.

Queridos amigos ... Stay strong !

17 comentários:

  1. legal mesmo cara cada vez melhor parabens

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela consideração !!! Abraço !

    ResponderExcluir
  3. Boa proposta, tio betão e seus treinos revolucionários. Hehehehehehe.

    ResponderExcluir
  4. Véio, tenho que admitir, lendo alguns poucos posts aqui no teu blog, já deu pra abrir minha mente geral em relação à algumas coisas relacionadas à treino, não que eu siga o paradigma de: "o Professor disse isso então é verdade...". Lendo a parte do strap me veio a imagem de um menino teimoso querendo fazer tudo ao mesmo tempo heheheh. Muito bom o post e o treino, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Tio Betããão!Qro testar! Vou fazer isso amanhã, ja q é domingo...to em dieta(pra variar) então me alimento de 3 em 3 horas...como domingo dou uma relaxada, vc acha q o jejum só com a suplementação rola pra fazer esse treino de abdomen?

    ResponderExcluir
  6. cherrykitsune : Com certeza !!! Vc vai se surpreender !!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Fala Tio Betão, vou fazer esse treino amanhã para ver no que dá. Parada Gay em Sao Paulo.. Nada como ficar em casa o dia inteiro!
    Só tenho duas duvidas tio:
    1)Sobre o jejum, voce acha que vale mais a pena ficar no jejum integral mesmo apenas mandando a vitamina C ou talvez seria melhor ao longo do dia ir tomando um BCAA (5g ou 10g apos cada treino) ou mesmo um whey/caseina, ribose, glutamina.

    2)Como vou fazer o treino em casa terei que substituir os exercicios. O abdominal com peso atras da cabeça da pra fazer de boa usando uma mochila ou saco de alguma coisa, mas o obliquo no cross e a elevação de pernas na paralela sao inviaveis. O que vc recomenda?

    Vlw tio e muito sucesso na vida!

    ResponderExcluir
  9. Betão,tenho algumas dúvidas..vc poderia me sanar?

    1 - Vou fazer esse teste de abdominais amanhã,minha última refeição vai ser hoje meia noite..durmo até as 6,acordo e faço até as 17:00..De 6:00 até 17:00 é sem comer nada,certo?

    2 - Como vou fazer em casa,quais abdominais eu posso usar,visto que é impossível fazer esses daí em casa..

    3 - Qual é esse abdominal com peso atrás da cabeça?


    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Death Knight
    1)Fique no jejum ... é só uma parte do dia ... se quiser mandar o BCAA, ok .. mas só .. ehehe
    2)Faça elevação de pernas no chão mesmo (pra trabalhar o infra) e o oblíquo no solo também .. o ideal é trabalhar todas as porções do abdomen ....

    ResponderExcluir
  11. Valeu tio, vou ficar no jejum puro apenas mandando a vit c mesmo!
    Amanha no final do dia posto o que achei

    ResponderExcluir
  12. HEHEHEHE :
    1 - Isso ! Fique em jejum, apenas com vitamina C

    2 e 3 : Os abdominais são apenas sugestões. Vc pode escolher outros 3 .. apenas 2 ... apenas 1 ... o importante é seguir a metodologia ...

    ResponderExcluir
  13. Assim como o Betão diz e eu aprendi, o jeito é testar ! Haha, valeu mais uma vez Betão!

    ResponderExcluir
  14. betao, nao entendi muito bem, como farei a elevacao de pernas no chao, e nao entendi muito bem esse obliquo na polia alta, poderia dar um detalhamento melhor ? :D vaaaleu

    ResponderExcluir
  15. Vou começar agora as 7:00 e vou até às 18:00
    estou em jejum a umas 6 horas... sei que vai ser difícil ficar sem comer mas tem que ter determinação!, 18:00 posto de novo valeu betão!

    ResponderExcluir
  16. vou testar no domingo ,
    amanha ou melhor hoje sera meu dia do lixo
    algum problema dia do lixo e depois abdominal 24 horas pra "voltar" ao normal
    vou arriscar he he he .

    ResponderExcluir